top of page

Planejamento Tributário 2024





 

Com um bom Planejamento Tributário, você pode pagar menos impostos em 2024!

A gestão dos tributos tem importante papel na lucratividade e competitividade dos negócios. Por isso, o planejamento tributário é importantíssimo para otimizar o desempenho fiscal no ano que se aproxima.


Anualmente, as empresas devem reservar um tempo para reavaliar os fatores determinantes dos resultados do ano corrente, elaborar orçamento e validar os objetivos para o próximo ano.


Isso porque definir as ações e estratégias para os próximos projetos com certeza irá contribuir para o recolhimento mais racional de tributos em 2024.


Para iniciar essa avaliação, é preciso conhecer profundamente a maturidade da operação da empresa, identificando mudanças em relação ao cenário econômico, faturamento, margem de lucro, custos e estrutura operacional.


Com a projeção do cenário operacional do próximo ano, inicia-se então a revisão tributária, considerando inclusive a adoção de benefícios fiscais compatíveis com as operações da empresa.


Com apoio fiscal especializado é possível fazer simulações e avaliar os prós e contras de um novo enquadramento tributário. Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real?


A depender do segmento de atuação e nível de faturamento, a empresa poderá estar impedida de optar por algum regime tributário.


O Lucro Real, por exemplo, é o único regime a ser aplicado pelas empresas que atuam no setor financeiro, obtenham rendimentos ou ganhos de capital oriundos de investidas no exterior e possuam benefícios fiscais para redução ou isenção de tributos.


A complexidade de apuração de cada regime é um ponto importante a considerar na avaliação. O Lucro Real reserva oportunidades tributárias, mas ao mesmo tempo exige um acompanhamento mais ativo no dia a dia.


Em 2024, a opção pelo Simples Nacional deve ser feita até o último dia útil de janeiro, enquanto a opção pelo Lucro Presumido ou Lucro Real precisa ser efetuada até a data de pagamento da primeira guia de imposto de renda e contribuição social do ano.

Fonte: DPC - Domingues & Pinho


 

O time de especialistas da UNICON apoia e orienta as empresas quanto às práticas que podem representar vantagem no planejamento tributário.


Bình luận


bottom of page