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Frete mais barato e lucros maiores no E-commerce



Por que investir em frete mais barato pode aumentar os lucros das empresas de e-commerce? Além do preço atrativo da mercadoria, da qualidade do produto e do prazo de entrega, um fator importante para o consumidor fechar o pedido é o valor da taxa de envio que, em algumas situações, é até mais alto que o item que está sendo adquirido e, por isso, ainda é fator determinante para a compra ou a desistência da aquisição.


Mas, afinal, é possível deixar o frete mais barato sem prejudicar a margem de lucro? É sim, e isso se torna uma excelente vantagem competitiva para aumentar as vendas. Confira algumas dicas!


ATENTE-SE AO CADASTRO DOS PRODUTOS

O frete é calculado com base em critérios como endereços de origem e destino, dimensão e peso dos produtos embalados e a cubagem, que é a relação entre peso e volume ocupado pela encomenda.


Assim, os dados relacionados ao peso e às dimensões dos produtos devem ser cadastrados corretamente, considerando os itens já com a embalagem. Lembre-se: mercadorias grandes e mais pesadas têm um custo maior para transporte.


REDUZA O TAMANHO DAS EMBALAGENS

Embalagens muito grandes para itens menores podem levar a um custo mais elevado de entrega, já que o espaço ocupado e o peso da mercadoria são significativos para as transportadoras. Aposte em embalagens que tenham um tamanho adequado para os seus produtos e preencha os espaços vazios da embalagem com materiais mais leves, como fragmentos de papel e almofadas de ar.


AUMENTE O TÍQUETE-MÉDIO

Ao adquirir mais itens em uma única compra, o cliente vê o valor da entrega como mais vantajoso, tendo uma percepção positiva em relação ao frete. Para isso, é possível oferecer kits de produtos com condições especiais e trabalhar vendas cruzadas (sugestão de outras mercadorias relacionadas ou complementares ao produto de interesse do consumidor).


Oferecer descontos progressivos também é uma excelente estratégia para incentivar o cliente a gastar mais em cada pedido. Por exemplo, leve cinco produtos e ganhe 15% de desconto. Contudo, ao aplicar esse tipo de campanha, é preciso tomar cuidado para não prejudicar a margem de lucro do e-commerce.


DIVERSIFIQUE SEUS MODOS DE ENVIO

Existem diversas soluções de entrega disponíveis no mercado, com diferentes condições e vantagens para o seu e-commerce. Portanto, não se limite a uma única opção. Ao oferecer mais possibilidades de fretes e prazos para o cliente, ele tem mais chances de encontrar a opção que melhor atende à sua necessidade e fechar a compra.


Transportadoras, Correios e serviço de fulfillment (empresa terceirizada fica responsável por todo o processo de armazenamento e entrega dos seus pedidos) são algumas opções.


NEGOCIE COM AS TRANSPORTADORAS

Negociar com as transportadoras é uma excelente estratégia para conseguir um frete mais barato. Faça pesquisas de mercado e cote com mais de uma empresa. Lembre-se também de fazer um levantamento da média de encomendas da sua loja para cada região — o alto volume de pedidos pode ser um bom argumento para conseguir melhores tarifas.


EVITE DEVOLUÇÕES

As trocas e devoluções sempre vão existir no e-commerce. Porém, não devem ser constantes, pois podem acabar aumentando os custos com logística reversa. Para quem não sabe, a logística reversa acontece sempre que o cliente solicita a troca ou devolução de um item e decide enviá-lo de volta para a loja.


FRETE GRÁTIS OU INCENTIVO

Outra dica é enviar e-mails para quem desistiu recentemente de uma compra e oferecer frete grátis ou algum outro incentivo para convencer essa pessoa a finalizar o pedido. Quem tem loja virtual em uma plataforma de e-commerce consegue fazer isso com facilidade, pois o próprio sistema reconhece quando alguém abandona o carrinho e dispara o e-mail de recuperação logo em seguida.


Resumindo: quando o cliente se depara com um frete mais caro, é comum que ele procure opções mais econômicas na concorrência. Portanto, o frete barato tem um efeito muito positivo na decisão de compra do consumidor e contribui para aumentar a taxa de fidelização.




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