Golpe do INSS: Mais de 100 mil notificados em todo o país
- UNICON
- 14 de mai.
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de mai.

Foi Vítima do Golpe do INSS? Veja o Passo a Passo e Como Tentar Ressarcimento
1. Solicitação do ressarcimento
> A PARTIR DE HOJE, o beneficiário que recebeu a notificação poderá solicitar o ressarcimento dos descontos irregulares dos últimos cinco anos. > TODO PROCESSO será feito pelo aplicativo Meu INSS ou pela central de atendimento 135. > SERÁ POSSÍVEL saber o nome da entidade à qual estão vinculados, por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. > O BENEFICIÁRIO deverá informar se autorizou ou não os descontos. > SE O SEGURADO reconhecer os descontos, não precisará fazer nada. > SE DESCONHECER, poderá contestar dentro dos próprios canais. > PARA AQUELES que não tiverem acesso ao aplicativo, é possível fazer todo o processo por meio da central 135. > NÃO HAVERÁ atendimento presencial nas agências para tratar dos descontos indevidos.
2. Notificação da associação
> A INFORMAÇÃO da contestação dos valores será encaminhada automaticamente à entidade responsável pelo desconto, que terá 15 dias úteis para apresentar a documentação que comprove a autorização do beneficiário ou providenciar o ressarcimento.
3. Ressarcimento
> CASO A entidade não apresente o comprovante de autorização de desconto do beneficiário, deverá realizar o ressarcimento ao INSS (por meio de GRU específica). Após o recebimento, o INSS depositará o valor diretamente na conta bancária vinculada ao benefício. > SE A ASSOCIAÇÃO comprovar a autorização, o beneficiário será informado e poderá, se desejar, apresentar contestação.
4. Se não for pago
> CASO A ENTIDADE não faça o ressarcimento, nem comprove a regularidade dos descontos, o caso será encaminhado à Advocacia Geral da União (AGU) para as medidas legais de cobrança e ressarcimento.
Como acessar a Central 135
> BASTA LIGAR para o número 135 para iniciar o atendimento. > É NECESSÁRIO informar o número do CPF e confirmar alguns dados ao atendente. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Como acessar o aplicativo Meu INSS
> O APLICATIVO Meu INSS está disponível gratuitamente nas plataformas App Store (iOS) e Google Play Store (Android ). > APÓS BAIXÁ-LO, será necessário criar uma conta com login e senha, informando o número do CPF. > A SENHA CRIADA servirá também para acessar outros serviços públicos, pois, há alguns anos, todos os portais foram unificados no sistema Gov.br. > DURANTE O CADASTRO, será necessário responder a perguntas sobre seus dados pessoais e criar uma senha. > PREENCHA também seus dados de contato, pois isso facilita o recebimento de notificações e a recuperação de senha, se necessário. > TAMBÉM é possível criar sua conta no Meu INSS por meio de internet banking de bancos credenciados. Basta acessar a opção “Entrar com seu banco” no aplicativo ou site. Baixe o App para Android: Meu INSS – Central de Serviços – Apps no Google Play Baixe o App para iOS: Meu INSS - Central de Serviços na App Store
Alerta
> O INSS ALERTA QUE o contato com os beneficiários do INSS será feito exclusivamente via notificação por meio do aplicativo Meu INSS. > PORTANTO, não haverá contato por telefone ou envio de mensagem SMS para celular. > EM CASO DE dúvidas, é possível ligar na central de teleatendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7 às 22 horas. > PARA UM ATENDIMENTO mais rápido, os melhores horários para ligar são após às 16h e aos sábados. > PARA SABER INFORMAÇÕES com segurança, basta acessar os canais oficiais do INSS, como o gov.br/inss e redes sociais oficiais.
Fonte:
Jornal A Tribuna - 14 de Maio de 2025
Comments