top of page

Fique atento: Receita Federal vai exigir nível de segurança maior em conta no Gov.br

Cadastros com nível bronze não terão mais acesso ao portal e-CAC. Mas pessoas físicas poderão acessar o site de outra forma, por meio de senha exclusiva

Entenda o que são os níveis de segurança no texto abaixo.


Será necessário nível de segurança prata ou ouro em sua conta no Gov.br, portal de serviços digitais do governo federal, para poder acessar os serviços digitais da Receita Federal. Contas com nível bronze não terão mais acesso ao portal e-CAC.

A alteração faz parte de um processo de melhoria no acesso aos serviços digitais da Receita Federal, informou o órgão. O aumento na segurança permitirá que todos os usuários tenham acesso aos serviços, o que hoje só é possível com certificado digital. A implementação deste acesso ampliado será gradual.


A Receita Federal lembra que pessoas físicas que declaram imposto de renda e empresas optantes pelo Simples Nacional também podem acessar o portal e-CAC utilizando o código de acesso, uma espécie de conta exclusiva do e-CAC, como é feito atualmente.


O que é a conta gov.br


Você poderá criar sua conta no portal gov.br e por meio de uma única senha conseguirá acessar vários serviços digitais do governo. Cada serviço público exige um nível de segurança diferente. São três níveis: ouro, prata e bronze.


Como criar a conta

Você pode criar sua conta pelo aplicativo ou pelo site. Se estiver no aplicativo, clique no botão "Entrar com gov.br", e se estiver no site, clique no botão "Criar conta gov.br", em seguida digite seu CPF e siga as orientações para criar sua conta.


Como receber o cadastro

Escolha como você prefere receber a habilitação do cadastro: por e-mail ou SMS, enviado para o telefone cadastrado. Após receber o e-mail ou SMS de habilitação, é preciso clicar no link enviado para realizar a ativação da conta. Atenção: esse link é válido apenas por 15 minutos, após isso é preciso realizar uma nova solicitação de envio.


Criação de senha

O último passo, após clicar no link de ativação, é informar novamente o CPF e escolher uma senha de acesso; Após isso, clique em "criar senha" e pronto. A conta no gov.br pode ser utilizada para o cadastro no Fies, assim como para outros serviços do governo federal.


Como fazer login no portal

Cadastro pronto. Agora é a vez de acessar a conta. Mais uma vez, acesse o portal do gov.br; Clique em "acessar a sua conta gov.br"; Informe o seu CPF e clique em "próxima"; insira a senha cadastrada e clique em "entrar". Agora, é só utilizar a sua conta no gov.br.


Nível da conta

Ao entrar na conta, o usuário vai saber qual é seu nível de segurança e confiabilidade. São três: ouro, prata e bronze. Elas se diferenciam sobre esses pontos: quais dados estão sendo validados e em quais bases de dados; quais serviços públicos podem ser acessados; e as transações digitais que podem ser realizadas.


Nível deve ser Prata ou Ouro

Após acessar o Sistema de Valores a Receber, é necessário que a pessoa possua um login na plataforma Gov.br nível prata ou ouro para resgatar os recursos. Caso o seu seja o bronze, é possível solicitar uma mudança de nível.


O que são níveis prata e bronze?

A conta Gov.br é uma identificação segura que comprova em meios digitais quem está usando o sistema ou serviço. Ela é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros. A conta gov.br tem três níveis de segurança:

  • bronze, para acessar serviços digitais menos sensíveis.

  • prata, para acessar muitos serviços digitais.

  • ouro para qualquer serviço digital, sem restrição de acesso.

As contas cadastradas exclusivamente com informações do CPF ou do INSS são consideradas de nível bronze. O cadastro feito presencialmente nas unidades do INSS ou Denatran também têm esse nível.


Já as contas validadas por biometria facial da carteira de motorista (CNH), dados bancários (internet banking ou banco credenciado) ou cadastro SIGEPE (servidores públicos) passam a ter nível prata de segurança.

Por fim, as contas validadas pela biometria facial da Justiça Eleitoral ou por certificado digital compatível com ICP-Brasil passam a ter nível ouro de segurança.


Como saber se sou prata ou ouro no Gov.br?

  • Ao entrar na conta, o cliente já vai saber qual é o nível de segurança e confiabilidade de sua conta.

  • Por padrão, as contas Gov.br se iniciam no nível bronze quando criadas com CPF e senha. Mas é possível aumentar o nível da conta para prata e ouro. Os níveis refletem a forma como a conta é criada ou validada.

  • Esses níveis se diferenciam quanto a alguns aspectos: quais dados estão sendo validados e em quais bases de dados; os tipos de serviços públicos digitais que podem ser acessados; e as transações digitais que podem ser realizadas com a conta gov.br.

  • Quanto maior a validação dos dados do usuário, em bases como as da Justiça Eleitoral ou via certificado digital, por exemplo, maior o nível da conta.

Como alterar para nível prata ou ouro?

  • Ao acessar o aplicativo gov.br, clique na aba "Dados". A seção concentra seus dados pessoais e identifica o atual nível da sua conta.

  • No fim da seção "Dados", clique em "Aumentar nível da conta".


Captura de tela da seção 'Dados', do aplicativo Gov.br Foto: Reprodução

  • Ao solicitar o aumento do nível da conta, é exibida uma página com os requisitos e vantagens dos diferentes níveis.

  • Conta Prata: Para a sua conta gov.br se tornar nível prata, é preciso realizar o reconhecimento facial pelo aplicativo. Após o envio, o sistema do governo identificará a sua foto na base da CNH ou quando você faz login via internet banking com um banco credenciado. Se você for servidor público federal, seus dados também serão validados com usuário e senha do SIGEPE.

Captura de tela do aplicativo Gov.br Foto: Reprodução

  • Conta Ouro: Para a sua conta gov.br se tornar nível ouro, é preciso realizar o reconhecimento facial pelo aplicativo para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral. Também é necessário fazer a validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.

Fonte: Jornal Online O Globo (Link: https://oglobo.globo.com/economia/receita-federal-vai-exigir-nivel-prata-ou-ouro-na-conta-govbr-para-cidadao-acessar-servicos-digitais-saiba-como-fazer-25405062)

bottom of page